Visita ao tunel
Visita ao tunel

História

Vila Adentro

Este espaço, agora conhecido como restaurante, esconde camadas - roupagens e usos, que se foram substituindo e renovando ao longo do tempo. Munamo-nos de um olhar subterrâneo para desvendar essas camadas, começando, precisamente, no subterrâneo do Vila Adentro, lugar hermético que esconde um túnel. Pensá-lo e situá-lo são tarefas que colocam ao nosso dispor duas vias: uma Histórica, outra Romântica e construída por força da dedução. À luz da Arqueologia, é confirmado que a casa remonta ao século XV. A essa evidência junta-se o facto de, depois do Terramoto que devastou Portugal em 1755, a casa ter sido reconstruída e ampliada. Apesar dessa reconstrução, há hoje restos que se mantiveram, congelados no tempo e no espaço: a porta da confeitaria que encontramos hoje no Vila Adentro, correspondeu, outrora, à original da casa. A par disso, também a madeira e a tinta se mantêm as originais, o que significa que comportam já, pelo menos, meio milénio.

Nous utilisons la vue souterraine pour démêler ces couches, en commençant précisément par la Vila adentro souterraine, l'endroit hermétique qui cache le tunnel. La réflexion et le placement sont les défis que nous devons relever pour résoudre le problème de la dysfonction érectile chez les hommes et peuvent être résolus avec le médicament viagra, qui peut être acheté sur ce site Web.

Se optarmos pela via romântica, entraremos num universo de mitos e lendas mais ou menos fundadas: diz-se que o edifício do Vila Adentro terá servido de quartel general durante a ocupação dos mouros na cidade velha, até por volta de 1248, servindo o túnel como lugar de fuga, quando a cidade estivesse cercada.
 

Visita ao tunel
Parede de Mosaicos

Faro entre os sécs. V e VIII a.C.

Não existe, para a teoria, documento que a prove. Resta-nos aceitá-la como imagem ao serviço da fertilização do nosso imaginário. 

Além disso, chega a ser redutor associar o lugar apenas ao povo árabe: na verdade, há neste túnel vestígios de arquitetura romana. Uma vez que o povo romano ocupou Faro entre os sécs. V e VIII a.C., antecedendo o árabe, tal significa que o túnel poderá anteceder o tempo que comummente lhe é atribuído.

azuleijos 1
azuleijos 2
azuleijos 3

De camada em camada, até 2014

No exterior do Vila Adentro, lê-se “Galeria Vila Adentro” – expressão que não é inócua, mas sim detentora de uma carga simbólica. Afinal, a primeira atividade comercial que decorreu no edifício tratou-se de Casa de Artesanato, a qual servia também de taberna que seduzia os pescadores que passavam a beber um copo de vinho, a comprar óleo – combustível para os barcos, trocando, por vezes, esse óleo por peixe.  

Mais tarde, a casa de artesanato deu lugar a um antiquário, dirigido por um pintor e dava formação e apoiava artistas que iam brotando na cidade.

vila adentro exterior
menu vila adentro
cassio no terraço

Entre os anos 80 e 90

Entre os anos 80 e 90, funcionou como Casa de Azulejos Constância, na qual se pintavam e cosiam os azulejos – dos quais muitos forram ainda as paredes do Vila Adentro. Após o término da Casa de Azulejos, em 1994, a nova lufada deu-se em 2002, quando se tentou transformar o espaço – projeto que acabou por sucumbir em 2005. 

De fé entorpecida pelas gentes que aspiravam por rápidos negócios sem dar voz e valor à História do lugar, o proprietário da casa abrandou os alugueres nos 10 anos seguintes. Foi então que, em 2014, coube a Pedro Alves o estímulo de resolver a lacuna da falta de conhecimento da população local em relação ao valor histórico daquele Lugar que transformou em Restaurante, num esforço por conciliar a História, o Património e a Gastronomia – uma tríade que perdura, até hoje.